quinta-feira, 20 de agosto de 2009

.: Dia do Maçom :.

Quinta-Feira, 20 de Agosto de 2009, comemoramos mais um DIA DO MAÇOM, de muito significado para nós e, nossa Loja se antecipando, parabeniza todos os Irmãos desta Oficina.

A Maçonaria foi e continuará sendo a Instituição que mais lutou pela espécie humana. São tantos acontecimentos em que a Maçonaria tomou parte em prol da humanidade que ela deixou sua marca em toda história do Brasil e do mundo.

Em 1801, quando houve a conspiração contra o domínio português no Brasil, a primeira Loja que se tem registro é a "Areópago de Itambé" que era o centro de erradicação dos ideais de liberdade. O povo sofria em consequência do governo arbitrário e o ideal de liberdade crescia dia a dia, provando aos Maçons que era corrente o caminho que vinham traçando.

Tendo-se instalado o Grande Oriente do Brasil em 26 de Março de 1822, a luta tornou-se mais organizada, unindo os Maçons sob uma mesma bandeira.

No dia 22 de Junho de 1957, proposto pela Grande Loja de Santa Catarina, foi instituído o "Dia do Maçom" e, por sugestão da Grande Loja de Minas Gerais, foi escolhido e aprovado pelos Maçons ali reunidos. Esta data passou para a história como o Dia do Maçom.

Pela Lei nº 3.889 de 26 de Outubro de 1983, o governo do Estado de São Paulo institui o Dia do Maçom, comemorado em 20 de Agosto.

É importante destacar estas conquistas e, que elas somente foram alcançadas, cuja participação dos Maçons e cuja grandeza não se deve aos que aqui nasceram mas, aos que aqui tiveram a honra de chegar, trazendo seus conhecimentos e sua força, demonstrando sermos uma entidade de obreiros em torno de um só ideal que é "construir um mundo melhor".

A Maçonaria norteia-se por princípios basilares de aperfeiçoamento humano, que afinal é sua razão de ser. Ela visa através da verdadeira fraternidade, emanar pessoas que tem permanecido separadas. Ela é esta brilhante Maçonaria, em síntese, um movimento de espírito humano que reúne as tendências propícias ao desenvolvimento moral, material e espiritual do ser humano, daí ser considerada uma fraternidade universal.

Tendo em lema a preocupação com necessidade de que nossa Ordem continue sendo uma Instituição com reservas morais, para que possa influir nas mudanças necessárias, para construção de um mundo fraternal, não devemos nos afastar dos bons conceitos e dos bons caminhos trilhados pelos nossos antepassados e, com eles, devemos ter condições de colaborar para o engrandecimento de todos.

Neste momento de grande preocupação nacional, pelo que se houve transmitido e divulgado pela imprensa falada e escrita, temos que abrir nossos caminhos.

Devemos obedecer as leis respeitando-as e, a primeira delas, é o "trabalho". É uma lei natural que deve ser cumprida, não como obrigação ou dever, mas como um querer.

Querer desenvolver o próprio sustento e também para adquirir conhecimentos que nos levam a conhecermos melhor e usar esta preparação para uma vida em sociedade. Sozinhos não somos capazes de progredir, nem armazenar todos os conhecimentos necessários, precisamos juntos caminhar para completarmos uns aos outros.

A Sublime Instituição Maçônica faz com seus obreiros, através de seus conhecimentos e a interpretação de seus símbolos, adquirirem sabedoria indispensável para o bom discernimento entre o bem e o mal, propiciando o desenvolvimento de sua inteligência, tudo fazendo para o aperfeiçoamento de sua inteligência.

Meus Irmãos, com a graça do Grande Arquiteto do Universo, feliz DIA DO MAÇOM.

Texto elaborado pelo Irmão José Carlos da Silva (M.I.) - 17/08/2009.